sábado, 27 de abril de 2013

Coisas de comer - receitas com gengibre


Não é muito recente a adição do rizoma de gengibre na minha dieta. Acho que já terá passado sensivelmente um ano desde que decidi experimentar o gengibre fresco.

Inspirada pelos diversos programas televisivos de culinária, utilizei a internet para saber mais sobre este ingrediente. A lista de propriedades associadas ao gengibre são mais que muitas. Aliás, haverá algum orgão que não beneficie do consumo deste?!
Não tardou muito a que estivesse mais do que decidida a incorporar esta dádiva da Natureza na nossa alimentação. Questionava-me somente sobre o seu sabor...

Para quem nunca experimentou o gengibre fresco tem um sabor picante, forte, mas agradável. De sabor totalmente diferente da sua versão seca, em pó, usada normalmente na confecção de bolos.


É um produto que costumo encontrar facilmente em médias e grandes superfícies na zona dos legumes. É barato e rende imenso, especialmente para quem ainda se estiver a habituar ao sabor.
Deve ser guardado no frigorifico, sobretudo numa caixa hermética.

Extremamente versátil, basta aceder à internet para, em dois cliques, encontrarem centenas, se não milhares, de receitas com gengibre. Da carne ao peixe, a doces, a pratos vegetarianos, a sumos, o gengibre é polivalente.

Cá em casa, comecei por usar o gengibre em chá. Tomei-o ao longo de todo o inverno. Especialmente saboroso na versão chá de limão e gengibre.

Depois comecei a perceber-lhe melhor o sabor e a tentar combinações.

Gosto especialmente de sentir aquele travo picante e pungente em sumos naturais e em sopas. Portanto deixo-vos aqui duas das minhas muitas experiências. Espero que gostem. Mais ainda, espero que partilhem comigo as vossas!

Na liquidificadora juntem abacaxi, papaia, água fresca, folhas de hortelã e gengibre fresco q.b. . - E têm um sumo natural saboroso e muito saudável. Uma das muitas variações possíveis.

Experimentem igualmente adicionar gengibre aos vossos cremes de legumes. O último que fiz levou alho francês, cenoura, abóbora, batata, courgette, xuxu, alho, azeite, sal, e claro gengibre. Uma delícia!

Sem comentários:

Enviar um comentário