sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O outrora magnífico palácio da memória...


... está em ruínas.

Dizer isto é render-me às evidências.
Aceitar que a pequena e mui eficiente Miss Lemon, que operava num 2º andar com vista para a Av. do Hipocampo, do "outrora magnífico palácio" mudou-se.
Queixava-se das condições de trabalho. Diz que teve um esgotamento, meteu baixa por tempo indefinido. Mudou-se para a praia do Encéfalo. Parece que os dias são mais prazeirosos por lá...

Volta Miss Lemon! Sinto tanto a tua falta, dessa tua eficiência magistral.

Sinto falta de saber todos os números de telefone e moradas de cor. Os da família, dos amigos, dos colegas, das escolas, dos empregos...
Sabes que demorei semanas para decorar, correctamente, o meu novo número de telemóvel? Que angústia!

Lembras-te quando "o melhor que encomenda" me ligava para o escritório, a dois minutos de se encontrar com um cliente?
Questionava-me sobre o teor de um documento, com perto de 100 páginas. À rasquinha, em cima da hora, porque não leu o que deveria ter lido. Esperava que, à velocidade da luz, lhe indicasse de memória o paradeiro de um ou outro tópico.
E tu, Miss Lemon, vinhas em minha salvação: "página 48 ou 49, mais ou menos a meio" - para me salvares no momento em que a minha boca já se movia para declamar, ao telefone, aos ouvidos do meu empregador, os vários sinónimos de "trambolho".

Desculpa, mas aí erraste, querida Miss Lemon!
Mataste à nascença o que poderia ter sido mais do que um momento de pura poesia.
Teria sido a nossa salvação (tenho a certeza que foi "o melhor que encomenda" que te levou ao esgotamento, à deserção). A nossa carta de alforria!


Soubesse que me poderias abandonar e teria declamado como ninguém, com punjança e bravado:

- Vossa Mercê é um trambolho! Digo,

troço coisa carga acusação arrecova ataque carregação carregamento carrego embaraço fardel fardo ónus pesadume porte responsabilidade sova surra  acanhamento apertura assado atalho atrapalhação atravanco buraco busilis cerimónia cipoal complicação confusão constrangimento contratempo dificuldade durida embargo embondo embrulhada empacho empecilho encrenca enleio enrascada entalação entaladela entrave estorvo imbeleco imbondo impedimento irresoíução labirinto óbice obstáculo osso peia pejo perplexidade perturbação rascada resistência timidez tropeço embrulhos barreira empeço pespego travanca trangalho enfiada !


Tudo por ti, saudosa Miss Lemon!
Pelos muitos serões de estudo a que me poupaste, à facilidade de fechar os olhos e ver recriado, em versão cinematográfica a correr por trás das pálpebras, a tal aula em que se falou de tal, o tal livro, o tal filme.
Pelos muitos anos que passei, segura de ti, a pensar que agendas eram para velhos com problemas de memória.


Volta depressa. A chave está no sítio do costume. Se não me encontrares é porque saí para comprar uma agenda.

 











Sem comentários:

Enviar um comentário