terça-feira, 6 de março de 2018

coisas de comer: Espinafres, espinafres, espinafres!


O espinafre é um superalimento e como tal o seu consumo tem inúmeros benefícios para a saúde.

Não só nos fazem fortes como o Popeye, como ajudam a manter o cabelo e a pele saudáveis, fortalecem os músculos, ajudam a controlar a diabetes, a prevenir o cancro e a asma, ajudam a manter os ossos saudáveis e a reduzir a pressão arterial, contribuem para um sistema digestivo salutar e um intestino sem episódios de obstipação, e por fim ainda contribuem para a saúde ocular.

A única atenção é que, como qualquer outra substância e/ou alimento, não devem ser consumidos em excesso, sobretudo por pessoas com tendência para criar pedras nos rins. Isto porque possuem na sua composição um teor elevado de oxalatos como muitos outros vegetais, cacau, chocolate, nozes, sementes, etc, o que pode diminuir a absorção de cálcio por parte do organismo, e ajudam à formação de cálculos renais.

Eu adoro espinafres, o seu sabor, a sua textura.

Uso-os com bastante frequência nas sopas, inteiros ou passados em cremes de legumes.
São óptimos em quiches, pizzas, lasanhas, sejam elas vegetarianas ou não. Em saladas, e até em bolos. Como acompanhamento, em esparregado, ou simplesmente salteados. Em sumos naturais, com maçã e gengibre, por exemplo.

Hoje o meu almoço foi penne salteado na frigideira com azeite, orégãos, uma generosa quantidade de espinafres e mini tomates de cacho.

Para o jantar, daqui a menos de nada estarão prontos cogumelos recheados com uma mistura de cebola picada e refogada com os pés dos cogumelos, também picados, a que foi adicionada uma boa dose de folhas de espinafres, sal, pimenta, ervas aromáticas a gosto e um toque de mostarda. Após arrefecer, tudo isto foi misturado com um requeijão, e dividido pelos vários cogumelos, que por fim vão ao forno.



Sem comentários:

Enviar um comentário