segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Vila d'Ana #2



Se viajassem de comboio, em Vila d'Ana haveria uma estação à antiga para vos receber.

De preferência uma das muitas que estão um pouco por todo o lado, desactivadas, à espera de uma segunda vida.

Pois bem, lá estaria ela, com o seu traçado arquitectónico de finais do séc. XIX, os seus beirais, forrada a tradicionais painéis de azulejo, envaidecida dos trabalhados pormenores em ferro forjado, vidraças, cantarias em pedra, gessos decorativos, e do seu enorme e fidedigno relógio.
Embora não fosse o único a pautar a pontualidade das composições, imagino o maior dos relógios da nossa estação alojado numa torre, casa partilhada com um ninho de cegonhas.





Não se deixem enganar pelo valor histórico e beleza vintage das suas instalações: a estação de Vila d'Ana teria ao dispor todos os sistemas modernos de telecomunicações, segurança e sinalização.

Contudo, ao contrário do que a modernidade significou em muitos outros locais, na nossa Vila isso não significaria a extinção de postos de trabalho como chefe da estação, guarda, ou funcionários das bilheteiras. Porque não há máquina alguma que substitua ou apague a importância da interacção humana, especialmente quando estamos no papel de utentes e precisamos que nos forneçam informações ou nos prestem algum tipo de apoio.

A estação ferroviária seria, sem dúvida, um dos ex-libris da Vila, não só pelo valor estético, mas sobretudo por reunir uma série de serviços, essenciais tanto a habitantes como a visitantes, cujo facto de estarem reunidos no mesmo espaço se torna uma mais-valia em si, beneficiando até o utente que simplesmente espera pelo comboio.

Falo da presença de um Posto de Polícia, (cuja presença tem vantagens que dispensam qualquer explicação), ao Posto de Turismo, zona de cacifos onde se pode guardar a bagagem, Padaria aberta 24 horas por dia, acesso a uma unidade hoteleira, e por fim, aos túneis que dão ligação a vários pontos da Vila, e onde ao longo destes se podem encontrar mais ofertas a nível de comércio e serviços.




Sem comentários:

Enviar um comentário