quinta-feira, 29 de agosto de 2019

coisas de ver: "Às portas do inferno" de López e Redondo


"Às portas do Inferno", ou se preferirem, "At the gates of Hell" na sua versão original, é uma série documental, da qual já apanhei um par de episódios na nossa RTP3.
É um exemplo daquilo que considero jornalismo de excelência, e por esse motivo, mesmo sem encontrar um vídeo, um excerto, um trailer, para vos demonstrar imediatamente aquilo do que vos falo, não poderia deixar de referenciar esta série.

Esta série documental, repartida em oito episódios, é o produto de duas jornalistas espanholas - Sonia López e Noemí Redondo, e das suas incursões a vários destinos como Nápoles, Detroit, Colômbia, México, etc, com o intuito de expor os males que assolam esses locais em particular. Estamos a falar da Camorra em Nápoles, da epidemia de femicídios na América Latina, nomeadamente no México; do contexto de terceiro mundo em que vive uma grande percentagem da população de Detroit…



quarta-feira, 14 de agosto de 2019

coisas de comer: Mousse de chocolate e café vegana


Apetecia-me mousse de chocolate. Daquelas caseiras, mas simples. Se possível, algo leve.
Procurei por receitas mas não encontrei nenhuma que me atraísse: não me apetecia nada com leite condensado, nem com ovos, nem com manteiga, nem com folhas de gelatina, muito menos algo que levasse todos estes ingredientes e mais alguns.

Mesmo na culinária acho que o "keep it simple" se aplica. E onde é que está escrita a regra que uma receita que leve tudo o que há na despensa há-de ser melhor?!

Abri uma embalagem de chocolate em pó Pantagruel para dentro de uma taça. Adicionei uma taça com um café dolce gusto acabadinho de tirar. Mexi. Adicionei uma pitada de canela em pó e um pacote de natas veganas (200ml). Bati com a máquina, usando o acessório "vara de arames", até ter alguma consistência. Coloquei no frigorífico.

Retirei uma segunda embalagem de natas veganas (200ml) do frio que bati até ficar em chantilly. Às mesmas adicionei, a meio do processo, duas colheres de sopa de açúcar.

Retiro a taça do frigorífico com o primeiro preparado. A este adiciono o chantilly que envolvo cuidadosamente.
Está pronta a mousse, que volta para o frio.


sábado, 3 de agosto de 2019

coisas de ver: "Blown away"


"Blown Away"

Como já começa a ser costume, trago-vos mais um produto audiovisual da Netflix. Desta vez é "Blown Away": dez artistas sopradores de vidro competem por um prémio no valor de 60 mil dólares e um estágio num instituto de prestígio, o que para qualquer um deles, tenham mais ou menos experiência, significará uma tremenda ajuda na carreira.

Acabámos ontem a primeira season, e estamos desejosos que lancem mais. É absolutamente viciante ver a resposta que cada artista dá ao briefing de cada desafio, para além de quão interessante é o processo de soprar o vidro, moldá-lo, dar-lhe cor...
Altamente criativo, recomendo.