terça-feira, 3 de janeiro de 2017

coisas que recomendo: Como protegem os vossos aparelhos?



Já contabilizaram quanto têm investido em aparelhos eléctricos na vossa casa, desde a televisão (ou televisões), sistema de som, computadores, consolas de jogos, etc?

Mesmo que não tenham produtos topo de gama, os mais recentes e avançados que o mercado tem para oferecer, seria bastante dispendioso e nada agradável ter que substituir um ou vários, ou ter que esperar até ser possível adquirir novos, certo?

Pois bem, uma regra que deveria ser seguida religiosamente em todas as casas, é a de ter os aparelhos ligados, (pelo menos os de maior valor), a tomadas com fusível.



Estas tomadas protegem os equipamentos a ela ligados de picos de corrente, sobrecargas que os podem fritar. Basicamente elas "sacrificam-se" no lugar dos aparelhos. No caso de suceder um desses picos, o fusível da tomada rebenta e esta deixa de funcionar. Literalmente, morre. De vez.
O preço das mesmas depende da qualidade e do número de saídas, mas não são baratas: contem gastar umas boas dezenas de euros. Mas mais vale perder uns cinquenta euros, do que perder um aparelho ou um conjunto deles, na ordem das centenas ou até milhares.

Ainda ontem, do móvel de televisão, veio um som que parecia algo a fritar. Foi o fusível da tomada. Menos mal, que poderia ter sido uma perda tão maior não tivéssemos estes cuidados.


Sem comentários:

Enviar um comentário