segunda-feira, 20 de agosto de 2018

coisas de pensar: Da Lógica #3



Se a missão prioritária das escolas é transmitir aos alunos competências para a vida, pergunto-me porque é que quando se desenvolveu um currículo para a disciplina de Educação Física, a escolha não recaiu sobre a natação.

Não é retirar primor a qualquer outro desporto, mas a verdade é que nunca passei por um único momento na minha vida em que tenha pensado "Ufa, ainda bem que tive umas quantas aulas a atirar bolas de basquetebol ao cesto. Nem sei o que teria sido de mim agora se não soubesse driblar! Salvou-me mesmo o dia!".

Embora todos os desportos nos tragam benefícios, nem que seja o combate óbvio do sedentarismo, a natação como "competência para a vida" bate-os a todos, porque para além de ser um dos exercícios mais completos e benéficos para o organismo, dá-nos uma ferramenta de sobrevivência que é inquestionavelmente útil em todos os estágios da vida.

A prática de exercício físico é fundamental desde a mais tenra idade porque todas as crianças precisam que lhes sejam providenciadas as ferramentas para entenderem o seu próprio corpo, e desenvolverem as suas capacidades motoras. A prática de exercício é ainda uma excelente aliada do processo cognitivo, ajudando a assimilação e compreensão das disciplinas teóricas.
A natação, especificamente, é um desporto que por não envolver grande desgaste ósseo pode ser praticado em todas as idades; fortalece o sistema cardiovascular e as articulações, melhora o sistema respiratório.

A outra miríade de desportos teriam lugar naquilo que chamam Desporto Escolar, e aí sim, poderia haver todo o tipo de experiências só pelo benefício e gozo da própria experiência em si.

Se o ano lectivo tem a duração de 180 dias (?), o que dá cerca de 26 semanas por ano, com duas aulas de por semana desde o primeiro ano do ensino básico, todos os alunos chegariam ao final do 9º ano com 468 aulas de natação. Mais que suficiente para que, mesmo quem opte por abandonar os estudos somente com o ensino obrigatório, saia da escola como um nadador bastante razoável, e porque não até o certificado de curso de primeiros socorros, e o curso de nadador-salvador?

Sem comentários:

Enviar um comentário