Simplesmente porque hoje tivemos um dia de sol radiante, é um bom motivo para falar de uma das frutas mais apetecíveis durante o Verão - a melancia.
Este fruto é sem dúvida um dos grandes favoritos - é o segundo fruto mais consumido à escala global, somente ultrapassado pela banana. A sua doçura natural, o seu aspecto convidativo, o facto de ser tão refrescante e de ser baixa em calorias, (100 gr equivalem a cerca de 20 calorias), são argumentos mais que suficientes para a sua popularidade.
Apesar de doce, o seu consumo é permitido a diabéticos, embora em doses moderadas.
via sami |
Mas existem muitos mais motivos para consumir melancia - seja numa talhada, em sumo.
O sumo para além de delicioso, auxilia na limpeza de estômago e intestinos.
Até o aproveitamento das suas sementes para chá e sumo trazem benefícios, pois têm um efeito vasodilatador e vermífugo.
A melancia é rica em nutrientes: vitaminas do complexo A, B e C, ferro, cálcio e muita água, (cerca de 93%). Este facto torna-a especialmente indicada para quem sofre de problemas renais ou do tracto urinário, pois ajuda a eliminar os resíduos.
Ela também contém potássio e magnésio, que ajudam a baixar os níveis de sódio no sangue; citrulina, um aminoácido que previne a doença arterial; L-arginina, muito benéfico para o sistema cardiovascular; e fibras, que lhe dá propriedades laxantes.
O seu elevado teor de minerais alcalinos, dão-lhe propriedades antireumáticas, e favorecem o aleitamento, (ajuda à digestão do leite materno), para além de ajudarem na cura de constipações e alívio da febre.
A presença de licopeno e glutationa dão a esta fruta poderes antioxidantes.
Como curiosidade, cientistas passaram a chamar a melancia de "viagra natural", pela presença de citrulina (em maior percentagem na casca, mas também com algum significado na polpa), que se converte no aminoácido arginina, sendo este o precursor do óxido nítrico, com propriedades vasodilatadoras.
Ou seja, tantos motivos para apreciar ainda mais uma boa talhada de melancia!
Sem comentários:
Enviar um comentário