sábado, 15 de setembro de 2018

Da era da estupidez #1


"Ate os atacadores"
"Leve as crianças sempre pela mão"
"Não coloque os pés nas laterais"
"Não bloqueie a saída"
"Não se sente nos degraus"
"Segure-se ao corrimão"

As escadas rolantes foram inventadas há mais de um século. As primeiras foram instaladas em Coney Island, no Old Iron Pier, em Nova Iorque, em 16 de Janeiro de 1893. Por lá ficaram durante duas semanas antes de serem transferidas para a ponte de Brooklyn. Estima-se que durante esse curto período cerca de 75 mil pessoas tenham experimentado a nova maravilha tecnológica.

Hoje em dia estão longe de serem uma novidade, e são visões mais que comuns, especialmente em estações de comboio, metro e centros comerciais.

A partir da década de 80 surgem os centros comerciais e são considerados os arquétipos desejáveis do novo comércio. Na década seguinte começam a proliferar como cogumelos por todos os centros urbanos, tornando-se a norma, e com eles, as escadas rolantes.
Por isso, não há propriamente desculpa para alguns comportamentos de risco, a não ser a estupidez, o embrutecimento que marca a nossa era, que se tornou o triste timbre da nossa contemporaneidade.

Actualmente não tenho por hábito passar mais tempo em shoppings do aquele que é estritamente necessário. Ontem numa ida a um dos shoppings aqui da zona, enquanto subia uma escada rolante que já subi inúmeras vezes, reparei em algo de novo: as laterais estavam pejadas de avisos: os mesmos que estão ali no topo.

Sinais dos tempos, marcas que comprovam que esta é mesmo a "era da estupidez".


Sem comentários:

Enviar um comentário