quinta-feira, 28 de março de 2019
coisas de opinar: O primeiro milagre da Medicina é o diagnóstico.
Identifico três grandes milagres no campo da Medicina: o diagnóstico, a prevenção e a cura.
Face aos outros dois, o diagnóstico até pode, numa primeira leitura, parecer o parente pobre da família, mas tenho cá para mim que o conhecimento será sempre mil vezes melhor que a ignorância, em todos os campos da existência.
Claro que o desejável é ter a saúde a 100%, mas quando tal não acontece não há nada pior que desconhecer a maleita e como lidar com ela.
E foi por pensar assim que em Outubro passado, aquando uma ecografia à tiroide, o médico, com a discreta comoção que já lhes reconheço quando têm que passar uma informação menos positiva, mas que se denuncia pelo olhar que fica mais brilhante e húmido, solta um quase solene "Lamento, mas posso confirmar que a senhora sofre de tiroidite."
Imediatamente tenta aligeirar com um "Mas não preocupe. Eu também tenho, e garanto-lhe que é perfeitamente possível ter qualidade de vida, levar uma vida bastante normal. Basta um comprimido por dia e alguns cuidados. A sua médica especialista depois explica-lhe tudo."
Eu estava estupidamente calma. Por incrível e louco que pareça, mais calma até de quando, dias antes, havia feito uma ecografia às pernas, por medo de lá existir um qualquer coágulo, e não aparecer nada, absolutamente nada, que justificasse os episódios de edema e as dores.
E enquanto limpava o pescoço daquele gel das ecos, dei por mim a tranquilizar o médico "Não se preocupe. É uma boa notícia, e estou feliz. A sério que estou. Pelo menos agora sabemos do que se trata."
Não menti. Estava feliz por finalmente ter uma resposta. De tal maneira que em modo de despedida lhe apertei entusiasticamente a mão, e só reparei naquele segundo que o estava a besuntar de gel.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário