domingo, 27 de janeiro de 2019

coisas da casa: Ode ao Led, ou como diminuir a factura da electricidade.


Por norma, as lâmpadas, cá por casa, duram uma vida. O que faz com o processo de as trocar por lâmpadas mais eficientes vá demorando um bocadinho mais.

Finalmente ontem foi necessário fazer a troca no candeeiro do tecto da cozinha. três lâmpadas dicroicas convencionais por três dicroicas led.
A diferença de consumo é abismal: só com esta troca passámos a gastar 5w por lâmpada, ao invés de 35. Ou seja, 15w no total, e não 105.
Lembrem-se que estamos somente a falar de um único ponto de luz, o que só vem acentuar a ideia do quanto é importante e significativo o uso de lâmpadas eficientes em toda a casa, pelo bem que faz tanto às nossas finanças como ao meio ambiente.

Inclusive, trouxemos uma luz de presença que para além de só ter custado um único euro, consome somente 0,5w, com a vantagem de ter um interruptor, logo não é preciso tirá-la da tomada para a desligar.
Colocámo-la numa zona de passagem e, embora só tenha passado um dia, estamos rendidos a mais esta ideia, pois fornece iluminação mais que suficiente para transitar entre divisões, sem acender a mão de cheia de focos de luz do corredor.

Não se trata de viver de forma espartana. longe disso.
A gestão inteligente de todos os recursos à nossa disposição permite-nos reduzir a factura, inclusive a ambiental, sem ter que diminuir o nível de conforto.

Sempre tivemos o cuidado na compra de electrodomésticos e aparelhos electrónicos de optar pelos que são mais eficientes. Começámos há anos a ganhar o hábito de desligar da corrente os aparelhos que não estão a uso, para evitar os consumos inerentes ao stand-by. Depois a troca progressiva para a tecnologia Led, não só em lâmpadas, mas também no televisor, por exemplo.
Abdicámos de vez do velhinho radiador a óleo como solução de aquecimento.
Não abdico de usar o forno várias vezes por semana, nem a secadora de roupa, pois é um item que me dá qualidade de vida e me evita preocupações. Temos sempre computadores ligados, tv, box, consolas e outros mais, e com os pequenos e indolores gestos que acima citei a nossa factura chega a ser vinte euros mais baixa, por mês, que no passado.




Sem comentários:

Enviar um comentário