terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Receitas para cães: a bela da canjinha.


Por esta altura já devem saber que, cá por casa, a opção é, desde há muito, cozinhar para o Kiko ao invés de lhe dar ração.

Come um pouco de ração ao pequeno-almoço, alguns snacks para cães ao longo do dia, e muito de vez em quando uma lata de comida para cão, o que eu chamo de "fast food", ou o equivalente de quando os pais levam os miúdos ao Macdonalds. Mesmo assim optamos sempre por produtos da mais elevada qualidade.

Tomámos essa decisão com a consciência que lhe queríamos dar uma alimentação "human grade", ou seja, à base de alimentos de qualidade nunca inferior aos que nós consumimos.

Um dos pratos favoritos do Kiko é canja. Basta-me perguntar-lhe se quer canjinha, que o puto mexe logo as orelhas e fica histérico. E por incrível que pareça primeiro sorve o caldo com sofreguidão, e só depois passa ao frango e cenoura.

Não há nada mais básico e fácil do que a bela da canjinha. Basta colocar cenouras às rodelas e peitos de frango num tacho, (quando os compro numa grande superfície, opto por frango do campo), água q.b. e levar a cozer. Costumo adicionar umas folhas de manjericão, ou uma pitada de hortelã. Lembrem-se: sem sal, nem qualquer tipo de gordura.

Podem adicionar mais vegetais para além da cenoura, ou massinhas. Por cá evitamos as massas porque o Kiko anda já meio gordinho.

Para servir, espero que a canja fique morna, corto-lhe pedaços de frango e cenoura para a gamela numa proporção de 80/20, e adiciono uma concha de caldo, (se de seguida houver passeio, para ele poder fazer todos os xixis que quiser).

Ele gosta, e nota-se que lhe faz bem. Aliás, se ele andar mal da barriga, a canja ajuda a normalizar tudo.


Sem comentários:

Enviar um comentário