domingo, 24 de fevereiro de 2019

coisas de comer: Salmão


Adoro peixe, e o salmão está definitivamente no topo da minha preferência. Em todas as suas formas.

Em sushi ou sashimi? Adoro.
Embora confesse que não como sushi regularmente. Esta vertente gastronómica tornou-se uma moda tão grande, que por todos os lados apareceram restaurantes de sushi, muitos low cost, o que me faz logo à partida ficar desconfiada com a qualidade da matéria-prima, e sobre os conhecimentos de quem a confeciona. Mexer em alimentos é uma imensa responsabilidade, especialmente quando se serve proteína crua -  não há espaço para erros.
É que as técnicas do itamae levam doze anos a dominar. Não me digam que tínhamos dezenas de sushimen escondidos debaixo de rochas!

Em posta, grelhado? Se bem feito é uma maravilha. Especialmente quando não se despreza os acompanhamentos, como uma boa batata cozida com pele, feijão verde salteado, esparregado, grelos, etc, etc, etc, uma salada fresca é obrigatória.

Ao vapor? Sim! Colocado na panela de vapor, (ou outro utensílio com o mesmo fim), com rodelas de limão e ervas aromáticas.

Em cannelloni ou lasanha? Sem dúvida! O trio salmão, espinafres e requeijão é uma escolha famosa para a confecção de qualquer um destes pratos.

Em lombo, salteado na frigideira? Um dos favoritos cá de casa! Em primeiro lugar pelo corte: prefiro mil vezes lombo ou filete a posta, que é muito mais gordurosa e pode ficar muito enjoativa se não existir o cuidado de a confecionar no ponto, e de a acompanhar com elementos que combatam essa sensação. Outra vantagem do lombo é que vem sem espinhas.
São poucos os sabores que não casam bem com salmão, portanto estou sempre a experimentar novos acompanhamentos e receitas: seja com cogumelos, com cebolada, molho de mostarda e mel, ou simplesmente com limão, etc.

Em pizza? Definitivamente! Ainda hoje o almoço foi pizza de salmão e é tão boa!

Em saladas? Seja salmão fresco ou fumado, é um ingrediente que dá origem a super saladas, quentes ou frias, mais ou menos leves, adequadas para o Verão ou Inverno, para entrada ou prato principal.

Em tacos? Delicioso! Sabem que gosto, quando almoço sozinha, de optar por refeições leves que não deem trabalho. Há um par de dias peguei em duas tortilhas integrais e recheei-as com uma dose generosa de salada, (daquelas que se compram ensacadas), e uma embalagem de salmão fumado, salpicado com um pouco de molho de iogurte e funcho. Em conjunto com um sumo de beterraba, e fruta, foi o tipo de almoço leve que me agrada.

Tipo pequeno-almoço nórdico, com ovos mexidos? Para sempre um dos meus favoritos! O meu pai trouxe esse hábito do tempo passado entre vikings. Desde miúda que, por vezes, me preparava o "pequeno-almoço nórdico" com salmão fumado salpicado com limão, ovos mexidos, torradas e um galão.









Sem comentários:

Enviar um comentário